quarta-feira, 16 de maio de 2018

Minha experiência com a dieta Low Carb


Sempre tive uma vida sedentária, pois ou estava estudando (e muito) ou trabalhando sentado na frente do computador. Meu único lazer era assistir sentado filmes, séries e jogar videogame. Um hábito nada saudável. Depois que me formei e comecei a trabalhar, meu físico ficou ainda pior pois já não tinha mais tempo nem pra jogar bola com a turma da faculdade. Era do tipo falso magro (magro com barriga), fino nos braços e pernas. 


Mais ou menos assim como eu era...

Então, para melhorar minha aparência e ter mais qualidade de vida, me matriculei numa academia perto de casa. Após alguns meses, de fato minha massa muscular cresceu bastante e adquiri uma forma física mais de "homem de verdade", recebendo elogios por parte do mulherio.

Só que havia uma coisa que continuava me incomodando. Minha barriga de chopp. Sim, é verdade, a cerveja contribuía e muito para manter essa forma arredondada. Então, resolvi cortar a cerveja e (meses depois)...continuava a barriga lá. Resolvi então tentar a famosa dieta da proteína. Resultado: Minha barriga ficou incrivelmente chapada, consegui ver até os músculos do abdômen, fiquei definido de verdade. 


Tem gente que gosta de ter um físico assim, mas ainda não era isso que eu queria


De fato a dieta funcionou, mas com uma enorme ressalva. Antes de falar das ressalvas, vou resumir em vantagens e desvantagens dessa dieta observados no meu próprio corpo:

Vantagens da dieta Low Carb
  • Não passa fome
  • Defini a barriga, os músculos aparecem em toda sua plenitude
  • Sem problemas com digestão
 Desvantagens
  • Mau hálito (dica: beber muita água)
  • Prisão de ventre (dica: incluir banana verde na dieta)
  • Enorme vontade de comer doces (dica: incluir chocolate amargo e café)
  • Emagrecimento além do desejado
  • Dieta cara de se manter

De um homem magro com barriga, me tornei um palito definido. Isso porque além de perder gordura corporal, também perdi massa magra. E isso não é legal. Fiquei naquela forma física de modelos masculinos, extremamente magros definidos. Se é o que você quer, então eu recomendo fortemente essa dieta. Mas se vc quer ter esse corpo aqui:


Então, vai ter que comer alguns carboidratos sim! Motivo: A insulina que produzimos tem propriedades anabólicas (construção muscular), porém ela também tem propriedades lipogênicas (construção de gordura). Como tudo na vida, vantagens e desvantagens...

Recomendo uma dieta Medio Carb. Explico: Antes limitava a ingestão diária de apenas 20g de carboidratos por dia (muito pouco, uma banana tem isso). Cortei açúcar, arroz, feijão, pães, bolos, doces de qualquer tipo, cervejas, empanados, enfim, tudo que possuísse uma elevada quantidade de carboidratos. Abaixo, resumo como era meu cardápio semanal. São apenas de caráter informativo, não quer dizer que eu seguia rigorosamente essa sequência nem essa variedade, era apenas para balizar minhas escolhas do que posso comer e do que não posso. Era mais ou menos assim:


Agora sigo uma dieta limitada a 100g de carboidratos (de preferência de baixo índice glicêmico) por dia. Obviamente você não irá ficar com aquele corpo sarado caso não exercite seus músculos. Então, resumindo é dieta, treinos, descanso e muita hidratação. Agora tenho a liberdade de incluir mais carboidratos. Posso comer por exemplo, um feijão com arroz de vez em quando, pães integrais, maior variedade de doces e frutas (mas sempre em pequena quantidade), massas sem exagero, tapioca, aipim, batata doce, etc. 

As escolhas tem que ser pensada na hora de comer. Não vou colocar no prato, por exemplo, feijão arroz macarrão farofa salada e carne! Isso ultrapassa a quantidade de carboidratos que você deve ingerir e só deve ser recomendado pra quem é atleta, o que não é o caso da maioria aqui. Se eu já estou comendo batatas, não vou colocar arroz. Se coloquei arroz, devo equilibrar com um pedaço de carne e saladas. Não tem segredo em comer bem. Devemos apenas controlar nossos impulsos, ao irmos num restaurante a quilo, onde a variedade é tentadora.


Não entendo o porquê da maioria da população fazer isso. Deve ser por isso que os brasileiros estão engordando.

Valeu pessoal! Até mais! 

13 comentários:

  1. Vou começar a dieta low carb. Estou como sua primeira foto. Vamos ver como vai funcionar. A unica coisa difícil de cortar é a cerveja puro malte num dia de semana..

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  2. Vale a pena Gari, seus efeitos já começam a ser notados no primeiro mês, a circunferência abdominal diminui consideravelmente.

    Eu substitui a cerveja por vinho e não prejudicou a dieta. Bebia cerveja só um dia na semana e no máximo dois copos.

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  3. Quanto tempo voce ja faz e quantos kg ja eliminou?

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    1. Olá,
      Gostaria de saber quantos quilos se perde em média por mês?

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    2. Pesava 82 kg, com 1,84 de altura. Não era gordo, sempre fui magro, me incomodava mesmo era a barriga. Então, com 6 meses de dieta fui para 71 kg. Decidi parar com ela pois estava ficando extremamente magro, o que não era meu objetivo.

      Quem precisa emagrecer de maneira saudável recomendo essa dieta e tb evitar, de início, até mesmo frutas muito doces (manga, laranja, maça, etc).

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  4. Legal Hank. Eu já segui a famosa dieta frango-batata doce e tive bons resultados. Meu problema foi não diversificar. Estou voltando aos poucos a uma alimentação mais equilibrada para perder a pança

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    1. Perfeito Inglês! Essa é uma das desvantagens que eu não citei: A repetitividade de alimentos causa abandono da dieta.

      Para não torná-la muito repetitiva, vc deve variar em alimentos mais caros, como peixes e frutos do mar, saladas diferentes, oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia,etc).

      Para pesquisar maior variedade de alimentos, sugiro dar uma olhada no blog do Dr. Souto: http://www.lowcarb-paleo.com.br/

      Abraços

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  5. Comecei nos exercícios, mas tenho que começar a pensar na dieta...
    https://investiremdisciplina.blogspot.com.br/

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    1. Verdade ID, não adianta só exercícios e depois "descontar na comida". Cansei de ver os famosos gordinhos de academia. Malham todos os dias, mas exageram na alimentação. Abraços.

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  6. Fala meu caro , estou conhecendo seu blog agora. Já malho faz um tempo e também tenho problema com a tal barriga de chopp e não é por causa de cerveja até porque não bebo.

    No momento não estou muito propenso a fazer uma dieta Low Carb , visto que estou em um processo de aumento da massa , então a barriga é normal. Mas essa dieta é uma boa dica para quando for fazer o cutting

    o Mais foda é abandonar o tão querido Arroz/Feijao/Macarrao/Polenta e outros carbs da dieta convencional do cidadao brasileiro.

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  7. Fala aí Filho! blz?

    Realmente a barriga é um problema nos homens, temos tendência a acumular nessa parte do corpo. Se vc quer aumentar a massa, é isso aí, fuja dessa dieta, mas saiba que existem carboidratos bons e ruins. Carboidratos com alto índice glicêmico traduz-se em picos de insulina e em intervalos menores de saciedade, o que é ruim. Vc pode fazer uma alimentação hipercalórica para ganhar massa e depois um low carb para definir. Só cuidado para não parecer o boneco do Michelin na dieta hipercalórica, tenho conhecidos que ficaram assim, fortes e gordos, pois o carboidrato (açúcar) vicia.

    Esses alimentos que vc listou, não precisaria eliminar numa dieta low carb, apenas deixe para comer no fim de semana.

    Abraços

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