quinta-feira, 2 de maio de 2019

Planilha de despesas mensais

   Todos nós sabemos da importância de um efetivo controle e detalhamentos dos nossos gastos para  ter uma exata noção no quê estamos gastando nosso salário (e nosso tempo. Lembrem: Estamos vendendo nosso tempo em troca de dinheiro). Uma simples planilha feita no Excel ou um rascunho de papel cumpre bem essa tarefa. 
   Para exemplificar um bom detalhamento, vou expor aqui meus gastos mensais e as justificativas de cada um deles, sempre levando em consideração o princípio da proporcionalidade e razoabilidade, tão fundamental nos dias de hoje, onde o que mais se vê são pessoas com atitudes extremadas, que querem nos induzir a ter comportamento financeiro semelhante ao deles, isto é, gastadores ou pão duros nível 7!

Detalhamento



Salário Liq.

Para começar, esse salário liq. (nós militares, chamamos de soldo) é de um capitão-tenente da Marinha do Brasil. Não é muito diferente das outras forças, mas há aqui alguns acréscimos de cursos que realizei (como mestrado). 

Aluguel + Condomínio

Atualmente morar sozinho, numa cidade como o Rio de Janeiro, gastar somente isso é quase um milagre, tendo em vista os altos preços praticados aqui. E não, não moro na favela gastando somente isso, mas tb não me dou ao luxo de morar na zona sul, por exemplo. Até poderia morar com meus pais num ótimo apartamento na zona sul, mas depois que vc passa dos trinta amigão, é uma vergonha essa atitude mesquinha (a não ser que seja por necessidade). Morar com os pais não é ser frugal, é ser sem noção mesmo. Não sei como existe blogueiros (e blogueira...rs) que falam isso sem a menor vergonha na cara.

Luz, gás, internet, mercado...

Esse é o preço da vida adulta. Ter responsabilidades. Não depender dos pais. Sair da asinha dos pais e largar a barra da saia da mamãe. Todos esses gastos estarão sempre lá, na planilha de uma pessoa independente. Gasto em torno de 100 reais de conta de luz (quase não fico em casa) e uns 40 reais de conta de gás (gás encanado, vc paga mesmo sem usar, se fosse botijão seria até menos). Mercado, eu procuro gastar em torno de 100 reais por semana, para uma pessoa, isso é razoável. E olha que costumo comprar mais proteínas, verduras e legumes, que são mais caros que carboidratos como pães e biscoitos.

Plano de celular

Poderia até economizar nesse quesito, mas a operadora que tem o melhor sinal aqui na região onde moro é a Vivo. Já tentei economizar mas não deu. 

Combustível

   Com a gasolina custando 5 reais o litro (Rio de Janeiro), costumo economizar usando muito, muito minha motinha 150 cc. Gasto em torno de 40 reais por semana com a moto e 100 reais por semana com o carro. Poderia economizar usando transporte público? Deus me livre!! De vez em quando utilizo Uber, quando surge aquelas promoções no app. A vantagem de utilizar o Uber é não ter que pagar estacionamento e aturar flanelinhas malas.

Academia

   Utilizo aquela academia que está listada na bolsa de valores mas que ninguém quer comprar suas ações, SMFT. A academia é muito boa, os aparelhos são sempre novos e bem cuidados, a climatização é muito boa, meu plano permite usar qualquer unidade da Smart, enfim...não tenho do que reclamar, até acho que pago barato pelo serviço. Como pretendo viver muito depois de atingida minha aposentadoria financeira, cuido da saúde muito bem. Vou em média de 3 a 4 vezes por semana puxar ferro. Imagina ter o mesmo destino do finado VDC? Seria uma ironia e um argumento forte pra turma dos carpe diem. 

Compras no cartão de crédito

   Sempre tem alguma coisa que queremos e precisamos comprar. Não por impulso ou consumismo, mas por necessidade mesmo. Uma camisa nova, uma roupa de cama nova, uma geladeira, pois a antiga quebrou, enfim... coisas úteis.

Gastos extras/emerg.

   Vou usar uma frase clichê: merdas acontecem! Sempre tem um fdp que bate no seu carro, uma tubulação que estope na sua casa, umas formigas que sobem pelas paredes, uma gripe que te obriga a comprar remédios...290 reais está de bom tamanho para mim, caso não utilize, o saldo acumula com o do mês que vem, aumentando, assim, minha zona de segurança nessas despesas inesperadas.

Gastos em lazer e jantares fora de casa

   Até poderia economizar insanamente ficando em casa, comendo miojo todo sábado a noite e esperando a morte chegar. Mas essa atitude seria saudável? Como ficaria meu psicológico quando atingisse a IF? A dica que sempre tento passar é levar a vida de maneira frugal, mas com equilíbrio.
   Gasto em média uns 120 reais por semana em restaurantes/bares, uns 30 reais em cinemas/shows, uns 12 reais com estacionamentos...Esse é o custo de não ficar em casa no fim de semana. E isso, é pq eu sou muito, mas muito econômico. Seleciono e pesquiso os lugares antes de ir.

Vou ficando por aqui, desculpem se o post ficou longo, tentei resumir ao máximo.

Abraços!

2 comentários:

  1. Excelente taxa de aporte (64%) é fantastico. Com certeza vai atingir os seus obejtivos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez pelo fato de ser solteiro e não ter filhos contribua para isso...poderia até me esforçar e economizar mais, porém isso não seria saudável. Como disse Deming (1990, p. 17), “Chicoteie o cavalo, e ele correrá mais depressa - por algum tempo’’. Não adianta fazer isso consigo. Esforço e dedicação sim, exagero e estafa não. Abraços Dil!

      Excluir