segunda-feira, 2 de março de 2020

Atualização Patrimonial: R$ 477.982

Fala pessoal!

Alguém aí aproveitou a black friday das ações na última sexta feira? Nos últimos meses vinha reservando uma conta poupança justamente pra essas ocasiões, que SEMPRE acontecem nos mercados financeiros. Recomendo a todos formarem essa conta de reserva com liquidez imediata. Na sexta feira, aportei algo em torno de 34 mil no mercado de ações, comprando novas ações e aumentando posição em outras. A única ação que não comprei foi a vale, por motivos pessoais: Odeio essa empresa!

Crises sempre existiram e vão continuar a existir por motivos de guerras, epidemias e/ou por intervenção de grupos econômicos que espalham o fim do mundo, justamente para que possam aproveitar as bagatelas que são oferecidas por sardinhas aos verdadeiros tubarões. Nesta ocasião, não gostei do que o investidor Warren Buffet disse para não comprar nem vender nada nesses momentos. Prefiro os conselhos de Luis Barsi que, sem mostrar nenhuma reserva ou segredo, falou honestamente que foi às compras com força.

Minha rentabilidade mensal ficou negativa, como a de muitos da comunidade, mas quer saber, queria que caísse mais. Nessa horas é que devemos aplicar aquela velha máxima tão esquecida nos dias atuais: Em momentos de euforia, quando tudo está subindo, tenha receio, e nos momentos de depressão geral, tenha ousadia! Outra: Compra a balde (ou com a pá) e venda ao som dos violinos (ou seja, aos poucos). 

Essa estratégia é mais velha que minha avó, mas tem muita sardinha por aí que continua a acessar o site do INFOMONEY e ler notícia para comprar ou vender uma ação. Compram no topo e vendem no fundo, e depois reclamam da bolsa, como reclamamos de jogos de azar. Não entendem e nem querem estudar as estratégias. Preferem investir em Fundos de ações, que no final das contas, estarão comprando as ações a qualquer preço sem nenhum critério. Porra, melhor comorar um ETF caso vc não se interesse em adm sua própria carteira de ações. Para de dar dinheiros pra gestores de fundos que não fazem nada, apenas são macacos treinados a comprar e vender aleatoriamente. Dito isso, vamos aos números.

Rentabilidade mensal: - 0,54%
Aumentou patrimonial: +0,4% ou +10.493
Aporte do mês: 13 mil

Obs: Aportei alto esse mês em decorrência de um auxílio que nós militares recebemos a cada três anos. Chama-se auxílio fardamento. Ele é um valor que corresponde a um soldo mensal, ou seja, uma parte da remuneração total. É o que equivalente ao auxílio palitó (nem sei se isso existe mais) que os civis recebem. É uma ajuda que o governo nos dá pra estar com a farda sempre impecável. Fico puto quando vejo militares com a farda desbotando ou mal cuidada. Como eu sempre acabo comprando roupas de trabalho todo ano, não precisei utilizar esse valor e foi todo convertido em aporte.

É isso! Abraços pessoal.

7 comentários:

  1. Excelente, caro Hank! Devo fazer meu balanço nesse dia 03/03 e a expectativa é de queda também... O mercado bateu forte mas, diferente de vc, não tinha liquidez pra ir às compras. De toda forma, creio que a lição de não ficar desesperado foi aprendida.


    Um forte abraço,

    IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb, no início da minha caminhada era muito afoito, comprava tudo sem olhar preço. Mas, depois de muito apanhar, e estudar o mercado principalmente, vejo que essa estratégia não é boa no médio prazo e regular no longo prazo.

      Grande abraço!

      Valeu Intendente!

      Excluir
  2. Gostei muito da pública, olá Hank investidor me chamo Yan costa e curso engenharia elétrica e a um tempo pretendo quando me formar prestar o concurso do CP-CEM, estou no sexto período, e vou começar a estudar com afinco desde já para o concurso. No caso, seria legal se fizesse uma publicação sobre a vida do engenheiro militar e como isso influencia na busca da IF e também em ter serviços fora da Marinha, abraços e muito sucesso!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yan! Esse concurso da marinha, é um dos melhores da área pública para engenheiros. Estude bastante pq hj em dia a concorrência esta absurda.

      Tem um post que fiz já a algum tempo, falando da carreira militar no geral, mas ainda não fiz um específico sobre a carreira do eng. na marinha. Pretendo fazer em breve.

      Em relação a influência em busca da IF, basta vc me acompanhar aqui no blog e tirar suas próprias conclusões se é bom ou ruim pra vc. A escolha de uma carreira não deve ser baseada somente em termos de ganhos financeiros, mas principalmente em relação a vocação.

      Abraços e sucesso na prova!

      Excluir
    2. muito obrigado pela resposta, irei continuar estudando focado para este concurso e lhe acompanhando no blog, forte abraço e muito sucesso.

      Excluir